Dermatologia Clínica

A dermatologia clínica compreende o diagnóstico, tratamento e seguimento de todas as doenças de pele, mucosa, cabelos e unhas de maneira isolada ou associada a outras alterações do organismo, assim como a instituição de importantes medidas de prevenção das lesões cutâneas e manutenção da pele saudável. Dentre as doenças mais frequentes temos a acne, psoríase, dermatite atópica, urticária, micoses da pele e das unhas, queda de cabelos, manchas e o câncer da pele.

O conceito de saúde engloba bem estar físico, mental e social o que determina a necessidade de conservação da pele e tratamento de alterações na aparência, causadas por doenças ou por alterações fisiológicas, que afetam a saúde. Uma anamnese completa e detalhada exame clínico de todo tegumento são fundamentais em toda consulta dermatológica, seja ela por motivos clínicos ou estéticos.

A pele ser nosso maior órgão e recobrir toda nossa superfície são característica que tornam o exame clínico dermatológico extremamente importante e fascinante uma que as alterações são visíveis, possibilitando que a grande maioria dos diagnósticos seja feita sem a necessidade de exames complementares (muitas vezes não é possível avaliar o estômago ou pulmões de um paciente sem a ajuda de exames laboratoriais ao contrário da pele).

Dispomos também de muitas “armas” que nos auxiliam numa avaliação mais profunda quando necessário: lentes de aumento, o uso da dermatoscopia, fotografia digital, mapeamento corporal e em última instância os exames complementares laboratoriais e as biópsias, para aumentar a acurácia diagnóstica ou auxiliar no seguimento dos tratamentos.

Podemos dizer que todas as outras “subespecialidades” da Dermatologia (cirúrgica, cosmiatria, laser) são subordinadas a ela, tendo em vista que para indicar qualquer tratamento ou procedimento é necessária uma avaliação clínica prévia.

Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato
contact form
Please activate Contact Form 7 plug in.

Peeling

Exilis

Load More
Fail to load posts. Try to refresh page.