• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Manchas de sol, as famosas manchas senis

Manchas de sol: é possível tratar e melhorar seu aspecto?

 

Vamos falar sobre as manchas que podem aparecer na pele por causa da exposição solar. Elas são chamadas por nós, dermatologistas, de melanoses solares, e popularmente conhecidas como manchas senis.

Por que elas aparecem?

Essas manchas são resultado do efeito cumulativo do sol sobre a pele.

Por isso elas são associadas a idades mais avançadas, mas se o paciente em questão tem uma pele mais suscetível e tiver tomado muito sol, elas podem surgir bem mais cedo.

Comumente aparecem manchas castanhas, principalmente no rosto, pescoço, colo e mãos, levando a um aspecto mais envelhecido.

Às vezes o rosto foi mais protegido e o cuidado com o colo e com as mãos denunciam a idade ou até aparentam ser de uma pessoa mais velha.

É muito importante passar em consulta com o dermatologista para diferenciar as manchinhas do sol de outras condições.

Você sofre com estrias pelo corpo? Clique aqui e veja como tratar!

Como tratar essas manchas?

Dependendo do tipo de pele e das lesões é possível realizar peelings químicos ou, na maior parte dos casos, a luz intensa pulsada.

A luz intensa pulsada tem uma ponteira gelada, que entra em contato com a pele e um flash bem forte e dá uma sensação de calor.

Logo após a aplicação as manchas podem ficar avermelhadas e mais escuras por alguns dias, podendo até descamar.

Às vezes é necessário fazer mais de uma aplicação para atingir o resultado desejado. A pessoa que vai se submeter ao tratamento não pode estar bronzeada e é necessário ter muita cautela ao tratar pessoas de pele mais morena.

Se você tem manchas nessas regiões e elas trazem desconforto e insegurança para você, saiba que é possível tratá-las. Procure um dermatologista.