• Endereço

    Rua Botucatu, 448, Vila Clementino, São Paulo

Truque caseiro de Paula Fernandes para um bronzeado mais uniforme exige cuidado

Bronzeados bonitos e marquinhas de biquíni são objetivos de muitas mulheres no verão, mas tomar sol não é tão simples quanto parece. Para manter a saúde da pele, prevenir o câncer e garantir que o corpo não ficará “machucado” com a exposição solar, dermatologistas indicam cuidados que devem ser seguidos à risca.

A cantora Paula Fernandes, recentemente, contou um truque usado para ter um bronzeado lindo, mas o truque gerou questionamento: seria seguro?

Óleo de coco natural como protetor solar

Paula, que é fã do óleo de coco, usa o ingrediente para quase tudo, inclusive na hora de se bronzear. “Para tomar sol, aquele sol do meio dia às 14h, uns 20 minutinhos assim, eu gosto de passar também óleo de coco, que me garante um bronzeado mais uniforme, mas no rosto eu uso sempre protetor solar”, disse ao site de entretenimento e celebridades PurePeople.

 A cantora não explicou se passa o óleo de coco sobre protetor solar ou não, mas a prática exige cuidado, segundo especialistas. “O óleo de coco melhora a condição do estrato córneo (camada mais superficial da pele) incrementando sua função de barreira. Isso faz com que a resposta inflamatória à exposição solar seja um pouco menor. Mas não quer dizer que ele pode ser usado com função de filtro solar”, explica a médica dermatologista colaboradora na Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista Sabrina Talarico.

Segundo a especialista, a capacidade de proteção do óleo contra os raios ultravioletas é muito baixa, bloqueando apenas 20% da radiação. “A Sociedade Americana de Dermatologia recomenda o uso de filtros solares com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30, que bloqueia 97% dessa radiação. Então, embora alguns produtos industrializados apresentem o óleo de coco na sua composição para ampliar seu espectro de proteção UVA/UVB, o uso isolado deste óleo como fotoprotetor não é recomendado”, esclarece Sabrina.

A dermatologista também esclarece que esses fatores tornam o óleo não fotossensibilizante, o que significa que ele não tem a ação de tornar a pele sensível à luz e não vai agir como bronzeador.

Outro fator importante observado pelos especialistas é o horário de exposição ao sol. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica evitar a exposição solar entre às 10h e às 15h. Vale lembrar que algumas atitudes podem provocar danos irreversíveis à saúde”, alerta a dermatologista.

Por isso, cuidado com os truques caseiros, que podem parecer fáceis, práticos e baratos, mas a longo prazo podem causar malefícios à saúde e à pele.

Como se bronzear de forma segura

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário